UZED Wiki
Posts (Latest 10 updated) : Read all
Contents:
  1. Jira
  2. Gerenciamento de produto
    1. Roteiro de produto
    2. O que é gerente de produto?
    3. Gerentes de produto excelentes

Jira

  • Site do Jira
  • Tutorial Básico : https://www.atlassian.com/br/agile

Gerenciamento de produto

O gerenciamento de produto é uma função organizacional que guia cada etapa do ciclo de vida de um produto: do desenvolvimento ao posicionamento e à precificação, com foco no produto e nos clientes acima de tudo. Para criar o melhor produto possível, os gerentes de produto falam em nome dos clientes na organização e garantem que a voz do mercado seja ouvida e entendida.

Roteiro de produto

É uma fonte compartilhada de verdade que traça a visão, direção, prioridades e progresso de um produto ao longo do tempo. É um plano de ação que alinha a organização em torno das metas de curto e longo prazo do produto ou projeto, e como elas serão alcançadas.

Para quem são os roteiros?

Os roteiros têm várias formas diferentes e atendem muitos públicos:

  • Roteiro interno para a equipe de desenvolvimento: pode ser criado de várias maneiras, dependendo de como a equipe gosta de trabalhar.
  • Roteiro interno para executivos: enfatiza como o trabalho das equipes é responsável pelas metas e métricas de alto nível da empresa.
  • Roteiro interno para vendas: é um roteiro que se concentra nos recursos novos e benefícios para os clientes e serve de base para as conversas de vendas.
  • Roteiro externo: serve para empolgar os clientes sobre o que está por vir, tem um visual atraente e é fácil de ler.

Por que devo criar um roteiro de produto?

O maior benefício do roteiro do produto é a visão estratégica ilustrada para todas as partes interessadas.

  • Para a liderança organizacional , o roteiro apresenta atualizações sobre o status do trabalho e “traduz” as tarefas do desenvolvedor no Jira em termos simples e em um formato de fácil entendimento.
  • Para gerentes e proprietários do produto, os roteiros unificam as equipes trabalhando em melhorias de produto de alto impacto e permite que eles comuniquem as prioridades com as equipes adjacentes.
  • Para os próprios desenvolvedores, os roteiros dão um entendimento melhor do total, que permite que os membros da equipe foquem nas tarefas mais importantes, evitem desvios do escopo e tomem decisões rápidas e autônomas.

Como criar um roteiro de produto?

Para criar um roteiro, os proprietários do produto devem considerar trajetórias de mercado, proposições de valor para o cliente, objetivos estratégicos e restrições de esforço. Depois que esses fatores forem entendidos, o proprietário do produto pode trabalhar com sua equipe para começar a priorizar iniciativas e epics no roteiro. O conteúdo de um roteiro depende do público — um roteiro para a equipe de desenvolvimento pode abranger apenas um produto, enquanto um roteiro para executivos pode tratar de vários.

Apresentação do roteiro do produto

O roteiro do produto precisa conquistar dois grupos importantes: liderança e equipe de desenvolvimento ágil.

À medida que você avança no projeto, associe o trabalho da equipe ao roteiro para dar contexto. Um método testado e comprovado: divida as iniciativas em epics no backlog do produto, depois divida ainda mais em requisitos e histórias de usuários. Com essa hierarquia de itens, é mais fácil para os proprietários de produtos e a equipe de desenvolvimento tomar decisões e entender como o trabalho se encaixa no cenário geral.

Utilização e atualização do roteiro

O roteiro deve ser atualizado quantas vezes forem necessárias, o que pode ser a cada semana ou quinzena, para que ele continue sendo uma fonte precisa de informações. Como todos já vimos em algum momento, um roteiro desatualizado é contraproducente.

Não esqueça que o roteiro é uma ferramenta de planejamento para pensar em como criar produtos excelentes. Se você está gastando o tempo que poderia (e deveria) gastar na execução do projeto atualizando o roteiro, pode ser uma boa ideia mudar para uma ferramenta de mapeamento de roteiro mais simples.

Melhores práticas para os melhores roteiros

Criar e ajustar roteiros de produtos é um processo contínuo para desenvolver com sua equipe. Existem algumas maneiras simples de se preparar para dar certo:

  • Inclua apenas os dados necessários para seu público
  • Mantenha o roteiro focado com equilíbrio em táticas de curto prazo e como elas se relacionam com as metas de longo prazo
  • Revise os roteiros com frequência e faça ajustes quando os planos mudarem
  • Garanta que todos tenham acesso ao roteiro (e sempre deem uma olhada)
  • Mantenha contato com as partes interessadas em todos os níveis para garantir o alinhamento

O que é gerente de produto?

Um gestor de produto é a pessoa que identifica as necessidades do cliente e os maiores objetivos de negócios que um produto ou uma funcionalidade vão suprir, articula o que seria o sucesso para um produto e reúne uma equipe para tornar real a sua visão.

As pessoas veem o diagrama de Eriksson e acham que os gerentes de produto gerenciam o produto entre todas as três disciplinas (UX, tecnologia e negócios). Realmente, ele está dizendo que os gerentes de produtos precisam equilibrar estas três necessidades e tomar decisões difíceis e fazer trade-offs.

alt text

As responsabilidades do Gerente de Produto

Em organizações maiores, por exemplo, os gerentes de produto estão inseridos em equipes de especialistas. Pesquisadores, analistas e profissionais de Marketing gerenciam a execução do dia a dia, elaboram designs, testam protótipos e procuram bugs.

Gerentes de produtos de empresas menores passam menos tempo fazendo com que todo mundo concorde, mas passam mais tempo colocando a mão na massa, quando se trata de definir uma visão e ver através dela.

Tarefas:

  • Entendendo e representando as necessidades dos usuários.
  • Monitorando o mercado e desenvolvendo análises competitivas.
  • Definindo a visão para um produto.
  • Alinhando as partes interessadas à visão do produto.
  • Priorizando as características e funcionalidades do produto.
  • Criando um cérebro compartilhado em equipes maiores, a fim de ter o poder de tomada de decisão independente.

Gerente de produto x Proprietário do produto

Enquanto um gerente de produto define a direção do produto através de pesquisa, estabelecimento de visões, alinhamento e prioridades, o proprietário do produto deve trabalhar mais próximo do time de desenvolvimento para agir de acordo com as metas que o gerente de produto ajuda a estabelecer.

Gerente de produto Proprietário do produto
Trabalha com as partes interessadas externas Trabalha com as partes interessadas internas
Ajuda a definir a visão do produto Ajuda as equipes a agirem conforme a visão compartilhada
Define o que seria o sucesso Define o plano para alcançar o sucesso
Detém a visão, o marketing e o ROI Detém o backlog da equipe e o trabalho de realização
Trabalha a nível conceitual Envolvido nas atividades do dia a dia

Se a sua equipe está praticando Scrum, mas não tem um gerente de produto, então o proprietário do produto frequentemente acaba adquirindo algumas das responsabilidades do gerente de produto.

As equipes tem ter cuidado ao definir as responsabilidades ou podem correr o risco de acabar voltando ao jeito antigo de desenvolver software, onde um grupo escreve os requisitos e os arremessa sobre a cerca para que a outra equipe pegue e comece a criar. Quando isto acontece, as expectativas ficam desalinhadas, tempo é desperdiçado e a equipe corre o risco de criar produtos ou funcionalidades que não satisfazem as necessidades dos clientes.

As melhores práticas e dicas para ser um excelente gerente de produto

Assim como não existe só um tipo de equipe, um dos aspectos mais interessantes da função de gerente de produto é que não existe só uma maneira de fazer isso.

Há uma série de habilidades e práticas que qualquer bom gerente de produtos precisará desenvolver:

Priorize sem piedade

Cada uma das funções precisa de um profissional que fará o melhor uso desses recursos para alcançar um objetivo maior, sabendo que nunca agradará a todos.

Conheça o seu terreno

Um bom gerente de produto aciona os freios e começa a fazer perguntas. Se você está começando a sua carreira na gestão de produtos, use os primeiros meses para falar com o maior número de clientes possível. Fale com o maior número de acionistas internos que conseguir. Entenda o modelo de negócio. Entenda a história. Entenda como as decisões são tomadas. Só assim, então, é que você poderá decidir sozinho.

Dê a sua equipe o poder de tomar suas próprias decisões

Uma das chaves para um excelente gestão de produtos é dar poder a sua equipe para que ela possa tomar as próprias decisões, ao criar um cérebro compartilhado— ou uma forma de decidir, e um conjunto de critérios para escalá-las.

Aprenda a influenciar sem autoridade

Ouvir as pessoas e entender como elas são influenciadas é a primeira parte. Descobrir como fazer com que elas embarquem no seu ponto de vista é a segunda. Entender quais alavancas puxar com qual pessoa é a chave para liderar sem nenhuma autoridade direta.

Desenvolva uma casca grossa

Se você for bom em explicar a sua decisão, alguém pode até não gostar, só que na maioria das vezes, vão respeitar a forma como você fez isso. E mesmo que não respeitem, um bom gerente de produto acha um jeito de lidar com isso.

Gerentes de produto excelentes

Em 99% do tempo, produtos excelentes não são criados por um grande pensador somente. Eles são criados por equipes de boas pessoas fazendo trabalhos muito bons. A função do gerente de produto é desenvolver sua maneira única de guiar esse trabalho.